ALGARVE CUP - 2016

algcup2016

Futebol feminino do mais alto nível na nossa região

Na rota para os Jogos Olímpicos

A 23.ª edição da Algarve Cup (prova também conhecida pela designação de Mundialito de futebol feminino) vai trazer à nossa região algumas das mais cotadas seleções entre 2 e 9 de março, contando ainda com a indispensável presença da Seleção Nacional, que tem vindo a progredir de forma significativa e sustentada ao longo das últimas épocas.

Em ano de Jogos Olímpicos - o torneio de futebol feminino irá desenrolar-se no Rio de Janeiro, entre 3 e 20 de agosto - a Algarve Cup serve de importante ensaio para duas seleções já qualificadas, Brasil e Nova Zelândia, tudo indicando que a estas se possa juntar mais uma, pois o Canadá disputa neste momento o apuramento e é favorita para acompanhar os Estados Unidos nas duas vagas destinadas a seleções da área da Concacaf (América do Norte e Caraíbas).

A competição algarvia conhecerá em 2016 um vencedor inédito, pois nenhum dos triunfadores das anteriores 22 edições estará entre nós, devido, em larga medida, aos diferentes programas de preparação seguidos com vista à participação nos Jogos Olímpicos e às fases de qualificação ainda em curso.

Assim, uma das grandes curiosidades reside em saber quem sucederá a Estados Unidos (dez troféus), Noruega (quatro), Suécia e Alemanha (três cada) e China (dois) na lista dos vencedores.

A seleção do Brasil é a melhor colocada (7.ª) no ranking da FIFA de entre as oito que competirão no Algarve, sendo a seguinte a posição nessa tabela das restantes representações nacionais que marcarão presença no certame: Canadá - 11.ª; Dinamarca - 15.ª; Nova Zelândia - 16.ª; Islândia - 19.ª; Rússia - 22.ª; Bélgica - 28.ª; Portugal - 40.ª.

Muitas estrelas do firmamento do futebol feminino mundial estarão no Algarve, com destaque para a brasileira Marta, já por cinco vezes consagrada com a melhor jogada do mundo pela FIFA.

Mais uma vez houve o cuidado de levar a prova a vários concelhos do Algarve, desde Lagos a Vila Real de Santo António, passando pelo Parchal e Albufeira, conforme o calendário de jogos anexo.

Ver Calendário de Jogos

17.02.2016